Os 10 destinos selecionados para o Pitch Day são:

  • Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur (MG)
  • Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo (PR)
  • Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (AL)
  • Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (PR)
  • Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (RN)
  • Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS)
  • Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP)
  • Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SP)
  • Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (RJ)
  • Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA)

O envio das informações para participar do Pitch Day serão enviadas no e-mail utilizado na submissão da candidatura até o dia 14/11/2024

As práticas de ESG nos destinos turísticos brasileiros são essenciais para promover um desenvolvimento sustentável, que preserva a biodiversidade e fortalece as comunidades locais. Nosso concurso é uma oportunidade única para as secretarias municipais e estaduais de turismo identificarem e darem visibilidade às experiências turísticas sustentáveis que já existem em seu território. Participe e ajude a destacar as iniciativas que tornam seu destino um exemplo de sustentabilidade!

Benefícios para os destinos participantes

1. Benefícios Institucionais (para as Secretarias)

Assessoria ESG: O primeiro lugar receberá 24 horas de consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG local, fortalecendo a governança regional.

Produção de Conteúdo: O primeiro colocado será destaque em um episódio do projeto “Turismo Transforma”, promovendo suas iniciativas.

Campanha de Marketing: Participação em campanhas de marketing internacional em 2025, alinhadas à estratégia de mercado da Embratur, ampliando a visibilidade do destino.

Prova de Conceito: Os destinos premiados poderão ser escolhidos para implementar provas de conceito de startups aceleradas pelo EmbraturLab, testando inovações sustentáveis no turismo da região.

2. Benefícios Empresariais (para as empresas responsáveis pelas experiências turísticas)

Jornada de Promoção 2025: Todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas.

Visibilidade nas Redes: As empresas vencedoras terão destaque no capítulo de Sustentabilidade das comunicações da Embratur, incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram.

Documentários: Produção de vídeos documentários sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance.

Conexões Sustentáveis: Todos os participantes terão a oportunidade de se conectar com iniciativas e empresas focadas em práticas sustentáveis.

Buscamos identificar práticas nas seguintes categorias:

1. Ambiental (E): Mudanças Climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos Naturais.

2. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário.

3. Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.

Práticas aderentes aos princípios ESG em experiências turísticas sustentáveis:

  1. Inventário de emissões de gases de efeito estufa;
  2. Estratégia de descarbonização das operações, incluindo ações de redução; de emissões e compensação através o uso de créditos de carbono;
  3. Uso de energia renovável [%];
  4. Quantidade de resíduos sólidos reciclados e compostados [%];
  5. Taxa de desvio do aterro menor que 10%;
  6. Implementação de políticas “zero plástico”; 
  7. Conservação ou regeneração da biodiversidade local;
  8. Implementação de tecnologias que permitam a redução do uso da água;
  9. Quantidade de combustível não fóssil utilizado comparado com o consumo total de combustíveis (fósseis e não fósseis) [%];
  10. Número de mulheres em cargo de liderança [%];
  11. Porcentagem de funcionários por categoria de funcionário, por faixa etária, gênero e outros indicadores de diversidade;
  12. Operações com envolvimento da comunidade local, avaliações de impacto e programas de desenvolvimento pessoal;
  13. Percentual do faturamento [%] para a comunidade local (no de funcionários nascidos na região, projetos sociais implementados na região e fornecedores com produção local).

Etapas do concurso

26/09/2024 – Abertura de inscrições
09/10/2024 – Webinar para apresentação do concurso e tira dúvidas
05/11/2024 – Encerramento das inscrições até às 23h59min
11/11/2024 – Divulgação dos destinos selecionados para Demo Day
26/11/2024 – Pitch day
04/12/2024 – Publicação dos vencedores

Webinar para tirar dúvidas sobre o concurso

A gravação do Webinar do Concurso já está disponível, clique aqui e tire todas as suas dúvidas!

Acesse aqui o edital completo do concurso.

Sobre a Embratur

A Embratur desempenha um papel fundamental na promoção do turismo no Brasil, buscando posicionar o país como um destino internacional competitivo. Comprometida com a inovação, a organização visa aprimorar continuamente a experiência dos turistas estrangeiros.

Neste concurso, a Embratur busca mapear e reconhecer as experiências sustentáveis já existentes no Brasil, reforçando seu compromisso com a agenda ESG. O objetivo é integrar os diferentes atores dos destinos e fomentar melhores práticas sustentáveis, atendendo às expectativas dos visitantes. A Embratur acredita que os destinos brasileiros têm o potencial de elevar ainda mais o turismo no país, proporcionando experiências memoráveis. Todos estão convidados a se juntar a essa jornada em prol de um turismo excepcional.

Copyright © 2024