Apresentação

Revolucione a experiência dos turistas nos maiores eventos do Brasil, trazendo inovação para festivais e celebrações icônicas, impulsionando a economia local e conectando visitantes à riqueza cultural do nosso país.

O Desafio:

O Desafio Brasil Festivo é uma iniciativa inovadora que conecta a Embratur e startups para transformar a experiência dos turistas em grandes eventos culturais no Brasil.
Queremos fortalecer a hospitalidade, aprimorar a infraestrutura, ampliar a acessibilidade e profissionalizar a gestão dos festivais, tornando-os mais atrativos para o público internacional.
Buscamos soluções tecnológicas capazes de otimizar a organização e a promoção dos eventos, impulsionar a economia local, conectar visitantes à riqueza cultural brasileira e elevar o Brasil como um destino de celebrações inesquecíveis.

Teste a sua solução junto ao EmbraturLAB.

O Desafio:

O Desafio Brasil Festivo é uma iniciativa inovadora que conecta a Embratur e startups para transformar a experiência dos turistas em grandes eventos culturais no Brasil.
Queremos fortalecer a hospitalidade, aprimorar a infraestrutura, ampliar a acessibilidade e profissionalizar a gestão dos festivais, tornando-os mais atrativos para o público internacional.
Buscamos soluções tecnológicas capazes de otimizar a organização e a promoção dos eventos, impulsionar a economia local, conectar visitantes à riqueza cultural brasileira e elevar o Brasil como um destino de celebrações inesquecíveis.

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Características que Buscamos

Icon 1

Soluções escaláveis

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Base tecnológica

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Em operação ou tração

Icon 4

B2G, B2C ou B2G2C

Icon 5

Disponibilidade da solução em outros idiomas além do português (no caso de uso do público)

Icon 6

Capazes de operacionalizar provas de conceito entre junho/2025 e outubro/2025

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Adaptáveis e/ou focadas em eventos

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Tenham sinergia com a Embratur e o desafio proposto

Objetivos

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Soluções escaláveis

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Base tecnológica

Icon 3

Em operação ou tração

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B2G, B2C ou B2G2C

Icon 5

Disponibilidade da solução em outros idiomas além do português (no caso de uso do público)

Icon 6

Capazes de operacionalizar provas de conceito entre junho/2025 e outubro/2025

Icon 7

Adaptáveis e/ou focadas em eventos

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Tenham sinergia com a Embratur e o desafio propostoSoluções escaláveis

Categorias Desejáveis

Icon Categoria

Inteligência de Dados sobre o Público Turista:

Soluções que qualificam e quantificam o público em tempo real, integrando dados sobre perfil, origem, comportamento e motivações dos visitantes. Ferramentas que ajudam a compreender quem é o turista que frequenta o festival — de onde veio, por que veio, como se movimenta e o que consome — gerando insights estratégicos para a tomada de decisão e o aprimoramento da experiência internacional.

Icon Categoria

Internacionalização de Festivais e Atração de Turistas Estrangeiros:
Soluções que ampliam a visibilidade global dos eventos brasileiros, com estratégias de comunicação e marketing culturalmente adaptadas, multilíngues e digitalmente integr adas. Tecnologias e ações que conectam os valores das festas — como diversidade, autenticidade e sustentabilidade — às expectativas do turista internacional, facilitando o acesso à informação e potencializando a presença estrangeira por meio de experiências participativas e valorização de personalidades com projeção internacional.

Icon Categoria

Jornada do Visitante e Engajamento Ativo:
Soluções que tornam a experiência nos festivais mais fluida, acolhedora e interativa, desde o credenciamento até a vivência cultural. Iniciativas que reduzem fricções, ampliam o acesso à informação e promovem a hospitalidade em cada ponto de contato. Ferramentas que transformam o turista em protagonista, estimulando participação simbólica e ativa — inclusive fora dos espaços oficiais — e fortalecendo o sentimento de pertencimento e coautoria entre visitantes, moradores e organizadores.

Icon Categoria

Acessibilidade e Inclusão na Experiência Turística:
Soluções que tornam os festivais mais acessíveis e acolhedores para todos os públicos, com recursos físicos, sensoriais e comunicacionais adaptados. Iniciativas que garantem atendimento em Libras, braile, audiodescrição e sinalização inclusiva, além de hospitalidade bilíngue e multilíngue em serviços e informações. Ferramentas que ampliam o acesso a experiências culturais de forma equitativa, antes, durante e após o evento, promovendo a participação plena e a diversidade.

Icon Categoria

Programação Inteligente e Personalização da Experiência:
Soluções que organizam e apresentam a programação de forma clara, acessível e personalizada, com curadorias adaptadas ao idioma, interesses e tempo do visitante. Ferramentas digitais que integram todas as atividades do festival em um só ambiente, facilitando o planejamento da jornada e promovendo uma vivência mais fluida, conectada e alinhada às expectativas do público.

Icon Categoria

Conexão com a Economia Local e Identidade do Destino:
Soluções que integram os festivais à cadeia do turismo e à economia criativa, conectando visitantes aos atrativos, saberes e sabores do território. Iniciativas que valorizam produtos locais, como gastronomia, vinhos, artesanato e serviços culturais, fortalecendo a imagem do destino de forma autêntica e duradoura, e transformando os eventos em vitrines vivas da identidade regional.

Icon Categoria

Gestão Inteligente e Melhoria Contínua:
Soluções que estruturam a coleta e análise de dados em tempo real, com mecanismos eficazes de escuta e pesquisa de satisfação do público. Ferramentas que transformam feedbacks em insights acionáveis, orientando decisões estratégicas e o aprimoramento das próximas edições dos eventos, com foco na qualidade da experiência e na eficiência da gestão.

Icon Categoria

Fidelização do Visitante e Ativação Turística Fora de Temporada:
Soluções que ampliam o vínculo entre o turista e o destino, estendendo a permanência além dos dias do evento e promovendo experiências complementares durante o ano. Iniciativas que transformam o interesse pontual em conexão duradoura, ajudando a mitigar os efeitos da sazonalidade com circuitos culturais, programação estendida e estratégias de engajamento contínuo.

Icon Categoria

Infraestrutura Inteligente e Logística Eficiente:
Soluções que fortalecem a capacidade de acolhimento de cidades de pequeno e médio porte durante grandes eventos, melhorando mobilidade, sinalização, conectividade e gestão de fluxos. Iniciativas que ampliam o acesso a hospedagem segura e qualificada, otimizam o uso dos recursos locais e garantem uma experiência mais organizada, confortável e segura para visitantes e moradores.

Icon Categoria

Sustentabilidade e Consciência Ambiental:
Soluções que reduzem os impactos ambientais de grandes eventos, com práticas sustentáveis aplicadas desde a produção até o pós-evento. Iniciativas que otimizam o uso de recursos, gerenciam resíduos, promovem mobilidade consciente e engajam públicos e parceiros na construção de uma cultura ambientalmente responsável. Ferramentas que medem e comunicam os resultados de forma transparente, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Categorias Desejáveis

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Inteligência de Dados sobre o Público Turista:

Soluções que qualificam e quantificam o público em tempo real, integrando dados sobre perfil, origem, comportamento e motivações dos visitantes. Ferramentas que ajudam a compreender quem é o turista que frequenta o festival — de onde veio, por que veio, como se movimenta e o que consome — gerando insights estratégicos para a tomada de decisão e o aprimoramento da experiência internacional.

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Internacionalização de Festivais e Atração de Turistas Estrangeiros:
Soluções que ampliam a visibilidade global dos eventos brasileiros, com estratégias de comunicação e marketing culturalmente adaptadas, multilíngues e digitalmente integr adas. Tecnologias e ações que conectam os valores das festas — como diversidade, autenticidade e sustentabilidade — às expectativas do turista internacional, facilitando o acesso à informação e potencializando a presença estrangeira por meio de experiências participativas e valorização de personalidades com projeção internacional.

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Jornada do Visitante e Engajamento Ativo:
Soluções que tornam a experiência nos festivais mais fluida, acolhedora e interativa, desde o credenciamento até a vivência cultural. Iniciativas que reduzem fricções, ampliam o acesso à informação e promovem a hospitalidade em cada ponto de contato. Ferramentas que transformam o turista em protagonista, estimulando participação simbólica e ativa — inclusive fora dos espaços oficiais — e fortalecendo o sentimento de pertencimento e coautoria entre visitantes, moradores e organizadores.

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Acessibilidade e Inclusão na Experiência Turística:
Soluções que tornam os festivais mais acessíveis e acolhedores para todos os públicos, com recursos físicos, sensoriais e comunicacionais adaptados. Iniciativas que garantem atendimento em Libras, braile, audiodescrição e sinalização inclusiva, além de hospitalidade bilíngue e multilíngue em serviços e informações. Ferramentas que ampliam o acesso a experiências culturais de forma equitativa, antes, durante e após o evento, promovendo a participação plena e a diversidade.

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Programação Inteligente e Personalização da Experiência:
Soluções que organizam e apresentam a programação de forma clara, acessível e personalizada, com curadorias adaptadas ao idioma, interesses e tempo do visitante. Ferramentas digitais que integram todas as atividades do festival em um só ambiente, facilitando o planejamento da jornada e promovendo uma vivência mais fluida, conectada e alinhada às expectativas do público.

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Conexão com a Economia Local e Identidade do Destino:
Soluções que integram os festivais à cadeia do turismo e à economia criativa, conectando visitantes aos atrativos, saberes e sabores do território. Iniciativas que valorizam produtos locais, como gastronomia, vinhos, artesanato e serviços culturais, fortalecendo a imagem do destino de forma autêntica e duradoura, e transformando os eventos em vitrines vivas da identidade regional.

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Gestão Inteligente e Melhoria Contínua:
Soluções que estruturam a coleta e análise de dados em tempo real, com mecanismos eficazes de escuta e pesquisa de satisfação do público. Ferramentas que transformam feedbacks em insights acionáveis, orientando decisões estratégicas e o aprimoramento das próximas edições dos eventos, com foco na qualidade da experiência e na eficiência da gestão.

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Fidelização do Visitante e Ativação Turística Fora de Temporada:
Soluções que ampliam o vínculo entre o turista e o destino, estendendo a permanência além dos dias do evento e promovendo experiências complementares durante o ano. Iniciativas que transformam o interesse pontual em conexão duradoura, ajudando a mitigar os efeitos da sazonalidade com circuitos culturais, programação estendida e estratégias de engajamento contínuo.

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Infraestrutura Inteligente e Logística Eficiente:
Soluções que fortalecem a capacidade de acolhimento de cidades de pequeno e médio porte durante grandes eventos, melhorando mobilidade, sinalização, conectividade e gestão de fluxos. Iniciativas que ampliam o acesso a hospedagem segura e qualificada, otimizam o uso dos recursos locais e garantem uma experiência mais organizada, confortável e segura para visitantes e moradores.

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Sustentabilidade e Consciência Ambiental:
Soluções que reduzem os impactos ambientais de grandes eventos, com práticas sustentáveis aplicadas desde a produção até o pós-evento. Iniciativas que otimizam o uso de recursos, gerenciam resíduos, promovem mobilidade consciente e engajam públicos e parceiros na construção de uma cultura ambientalmente responsável. Ferramentas que medem e comunicam os resultados de forma transparente, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Benefícios para sua Startup

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Oportunidade de negócio

Conexão e oportunidade de negócios com a Embratur e outras empresas, instituições e startups do ecossistema EmbraturLAB.

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Prova de Conceito

Oportunidade de testar uma solução em contexto real junto à Embratur e atores relevantes do trade turístico.

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Feedbacks de negócios

A partir de reuniões individuais da startup com a Embratur, devolutivas e  pareceres técnicos sobre o negócio.

Benefícios para sua Startup

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Oportunidade de negócio

Conexão e oportunidade de negócios com a Embratur e outras empresas, instituições e startups do ecossistema EmbraturLAB.

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Prova de Conceito

Oportunidade de testar uma solução em contexto real junto à Embratur e atores relevantes do trade turístico.

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Feedbacks de negócios

A partir de reuniões individuais da startup com a Embratur, devolutivas e  pareceres técnicos sobre o negócio.

Etapas do Desafio

Sobre a Embratur

A Embratur desempenha um papel essencial na promoção e desenvolvimento do  turismo no Brasil. Como uma organização dedicada a promover o país como um  destino turístico de destaque no cenário internacional, a Embratur atua fortemente  para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros na região. 
Os esforços da Embratur são respaldados por seu compromisso com a inovação e a  melhoria contínua da experiência do turista estrangeiro no Brasil. A organização  reconhece a importância de oferecer experiências turísticas excepcionais que  cativem e encantem visitantes de todo o mundo. 
Neste desafio, a Embratur está em busca de soluções inovadoras que a ajudem a  mapear e comunicar essas experiências de forma inteligente e contínua. O objetivo  é criar um ambiente onde a tecnologia e a inovação estejam no centro dos esforços  para melhor atender aos turistas estrangeiros.
A Embratur acredita que as startups brasileiras podem contribuir para elevar ainda  mais o turismo no Brasil e proporcionar experiências memoráveis aos visitantes.  Todos são convidados a se juntar a essa jornada em busca de uma experiência  turística inovadora e excepcional.

Perguntas Frequentes

1. O que é o Desafio Brasil Festivo?

Festivais e celebrações culturais em todo o Brasil têm enorme potencial para atrair turistas internacionais, movimentar economias locais e fortalecer a imagem do país no exterior. No entanto, muitos desses eventos enfrentam desafios relacionados à gestão, acessibilidade, visibilidade internacional e qualificação da experiência do visitante estrangeiro.

Para enfrentar esses desafios, o Desafio Brasil Festivo – Inovação para grandes eventos culturais busca identificar soluções inovadoras desenvolvidas por startups brasileiras, com foco em transformar a experiência turística nos principais eventos culturais do país.

Promovido pela Embratur, por meio do EmbraturLAB, o desafio é voltado a startups que possam contribuir para a qualificação da jornada do turista internacional em festivais brasileiros. A iniciativa concentra esforços em temáticas como:

Acessibilidade, Hospitalidade e Inclusão

Digitalização da Experiência Turística e Visibilidade Internacional

Gestão Inteligente e Sustentável de Eventos

O objetivo é fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aliem inovação, sustentabilidade e impacto cultural positivo, tornando os eventos brasileiros mais preparados para receber o público internacional de forma qualificada, diversa e memorável.

2. Quem pode participar?

Serão elegíveis para participarem do desafio as startups com sede social no Brasil, em operação ou tração, e com soluções B2C (“Business to Consumer”), B2B (“Business to Business”), B2B2C (“Business to Business to Consumer”) que tenham potencial em contribuir com as principais dores do setor de eventos e festividades.

3. Que tipo de projeto a Embratur está buscando para o Desafio Brasil Festivo?

A Embratur busca soluções inovadoras desenvolvidas por startups brasileiras que fortaleçam a experiência do turista internacional em grandes eventos culturais, com foco em promover o Brasil como destino por meio da criatividade, da cultura e da inovação.

As soluções devem responder a desafios mapeados junto a festivais e eventos nacionais, como dificuldades de acessibilidade, barreiras linguísticas, baixa visibilidade internacional, uso limitado de tecnologias e falta de dados sobre o público estrangeiro. As categorias temáticas priorizadas neste desafio são:

  1. Qualificação da Experiência Internacional nos Eventos:

Soluções que facilitem o atendimento bilíngue, a acessibilidade física e comunicacional, a hospitalidade e o suporte ao turista estrangeiro nos festivais.

  1. Digitalização da Jornada e Experiência Turística:

Tecnologias que conectem visitantes aos eventos e destinos, ofereçam conteúdo interativo, itinerários culturais, credenciamento digital, mapas inteligentes e experiências antes, durante e após o evento.

  1. Inteligência e Dados Aplicados ao Turismo Cultural:

Soluções que melhorem a coleta, análise e uso de dados sobre o público turístico, especialmente o estrangeiro, para subsidiar decisões de marketing, operação e planejamento de eventos.

  1. Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental:

Tecnologias e modelos que incentivem práticas sustentáveis nos eventos, promovam a inclusão de comunidades locais, a compensação de impactos e o consumo consciente por parte do turista.

  1. Atração e Engajamento do Público Internacional:

Ferramentas e estratégias de comunicação, marketing digital, gamificação ou storytelling que aumentem a visibilidade dos eventos no exterior e engajem turistas internacionais com a cultura brasileira.

  1. Comercialização de Experiências Culturais como Produto Turístico:

Modelos de negócio ou plataformas que permitam transformar experiências culturais em produtos turísticos acessíveis e reserváveis por estrangeiros, conectando oferta e demanda de forma prática.

Os projetos devem propor soluções escaláveis, com potencial de replicação em diferentes eventos e regiões do Brasil, contribuindo para posicionar o país como referência em turismo cultural e inovação.

4. Quais são as diretrizes do desafio?
5. Como meu projeto será avaliado?

Os critérios de seleção que serão utilizados serão os seguintes (nota 0 a 100):

  • Modelo de Negócio: Adequação do modelo de negócio escolhido pela Startup, levando em consideração o grau de maturidade do produto ou serviço, testagem e validação. (nota: até 15)
  • Escalabilidade: Potencial de crescimento, ampliação e escala do negócio. Avaliar se tecnologia permite ampliar a base de usuários/clientes do produto/serviço sem grande custo operacional adicional. (nota: até 15)
  • Inovação da Proposta: Analisa o ineditismo e nível de inovação da proposta apresentada sendo considerado que a inovação proposta pode estar em qualquer um dos três horizontes: inovação incremental, de modelo de negócio ou disruptiva. (nota até 10)
  • Impacto Potencial no Setor Turístico-Cultural: Relevância do projeto para a transformação digital do setor turístico e solução de problemas do mercado, potencial de contribuição para ampliar a participação do turismo na economia brasileira, melhorar sua competitividade, custo e qualidade, potencial de escalabilidade ou replicação do projeto, e potencial retorno financeiro (nota: até 15)
  • Potencial de geração de externalidades positivas do projeto e Impacto sócio/ambiental previsto. (nota: até 10)
  • Equipe: Maturidade da equipe e da organização; Cases de sucesso anteriores; CV dos fundadores/equipe (nota: até 15).
  • Adequação da equipe e da organização para o projeto/startup proposto (nota: até 10).
  • Motivação empreendedora e interesses pessoais dos fundadores. (nota: até 10)
6. Quais os benefícios de participar?

As startups selecionadas são elegíveis aos seguintes prêmios, organizados em duas frentes:

  1. Matchmaking: conexão das Selecionadas com a Embratur e suas empresas associadas e parceiros para geração de negócios;
  2. Provas de conceito e projetos piloto: condução de projetos que têm como objetivo conectar as soluções selecionadas com parceiros da Embratur.
7. O que faz a Embratur?

A Embratur desempenha um papel fundamental na promoção do turismo no Brasil, buscando posicionar o país como um destino internacional competitivo. Comprometida com a inovação, a organização visa aprimorar continuamente a experiência dos turistas estrangeiros.

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Sobre a Film Commission

A Maricá Film Commission tem por objetivo coordenar, centralizar e simplificar procedimentos relacionados à realização de atividades audiovisuais em áreas públicas do Município, bem como, orientar os interessados para melhor desenvolvimento do setor audiovisual, suas atividades e mecanismos de fomento no Município de Maricá. Promover o destino Maricá no país e no exterior para a produção audiovisual e atividades relacionadas ao setor, podendo estabelecer convênios, termos de parceria e cooperação, acordos operacionais e similares com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais.

Por que filmar na localidade?

Filmar em Maricá, RJ, oferece diversas vantagens competitivas, tornando a cidade uma excelente escolha para produções audiovisuais. Sua localização estratégica, próxima à cidade do Rio de Janeiro, proporciona fácil acesso a uma infraestrutura urbana de ponta, enquanto suas paisagens naturais e tranquilidade criam cenários ideais para filmes. O clima tropical da cidade favorece filmagens ao ar livre, com temperaturas amenas durante a maior parte do ano. Além disso, Maricá tem se destacado no fomento ao setor audiovisual, investindo na formação de mão de obra qualificada por meio de cursos e programas de capacitação, além de apoiar diretamente as produções filmadas na cidade, que se tornam parte do portfólio da Maricá Filmes, uma plataforma de streaming gratuita que promove conteúdo original da cidade.

Sobre a Film Commission

A Fortaleza Film Commission impulsiona a produção de obras e produtos audiovisuais na Cidade de Fortaleza, por intermédio de ações de apoio logístico e institucional, coordenando as várias instâncias do Poder Público, centralizando atividades e simplificando procedimentos, para facilitar e viabilizar o desenvolvimento das atividades do setor audiovisual, beneficiando, assim a infraestrutura de serviços ligados à cadeia de produção audiovisual, a geração de empregos, direta e indiretamente, e a arrecadação de impostos;

Por que filmar na localidade?

Com uma infraestrutura moderna e diversificada, São Paulo oferece estúdios de gravação e produção de alta qualidade, equipados com tecnologia de ponta. Além de uma grande rede hoteleira e gastronômica, a cidade conta com três aeroportos, o maior porto da América Latina, mais de 118 parques, equipamentos culturais e uma ampla equipe técnica e produtoras audiovisuais.
São Paulo possui o maior programa de atração de filmagens do Brasil, oferecendo incentivos de 20% a 30% para produções internacionais e coproduções na cidade e no Estado.
A São Paulo Film Commission atua como uma ponte entre a indústria cinematográfica e a cidade, facilitando o processo de filmagem e promovendo São Paulo como um destino cinematográfico viável.

Sobre a Film Commission

A São Paulo Film Commission (SPFilm), vinculada à Spcine e à Secretaria Municipal de Cultura, é responsável pelo recebimento e processamento dos pedidos de filmagens na cidade, conforme o Decreto Municipal nº 56.905/2016. Desde então, implementamos um procedimento único para as solicitações de filmagens em espaços públicos municipais. Nossa função é gerenciar as autorizações para filmagens em locações públicas, realizando a tramitação das solicitações junto aos órgãos competentes, além de definir prazos, valores e procedimentos. O departamento desempenha um papel crucial na viabilização de locações para produções cinematográficas e audiovisuais na cidade de São Paulo.

Por que filmar na localidade?

Com uma infraestrutura moderna e diversificada, São Paulo oferece estúdios de gravação e produção de alta qualidade, equipados com tecnologia de ponta. Além de uma grande rede hoteleira e gastronômica, a cidade conta com três aeroportos, o maior porto da América Latina, mais de 118 parques, equipamentos culturais e uma ampla equipe técnica e produtoras audiovisuais.
São Paulo possui o maior programa de atração de filmagens do Brasil, oferecendo incentivos de 20% a 30% para produções internacionais e coproduções na cidade e no Estado.
A São Paulo Film Commission atua como uma ponte entre a indústria cinematográfica e a cidade, facilitando o processo de filmagem e promovendo São Paulo como um destino cinematográfico viável.

Sobre a Film Commission

A Santa Cruz Film Commission é uma agência público-privada que promove e apoia produções audiovisuais em Santa Cruz do Sul e região. Ela oferece suporte completo, assistência personalizada e informações essenciais sem custo para produtores nacionais e internacionais, facilitando o processo de produção ao fornecer orientações sobre locações, logística e licenças, além de criar conexões com profissionais locais. Com uma abordagem acolhedora e profissional, a SCFC visa destacar Santa Cruz do Sul como um destino atrativo para filmagens e turismo contribuindo assim para o crescimento e visibilidade da indústria audiovisual na região.

Por que filmar na localidade?

Santa Cruz do Sul, situada no interior do Rio Grande do Sul, oferece a tranquilidade de uma cidade pequena combinada com a infraestrutura de uma cidade grande. A apenas uma curta distância do centro, produtores podem explorar paisagens rurais encantadoras, cachoeiras e áreas naturais, perfeitas para gravações. A proximidade com a capital, Porto Alegre, facilita o acesso ao aeroporto internacional, otimizando a logística para equipes nacionais e internacionais.

A Santa Cruz Film Commission proporciona um atendimento personalizado, garantindo suporte eficiente e adaptado às necessidades de cada produção. A cidade é conhecida por sua vibrante vida noturna e cultural, além de uma população altamente engajada e amigável ao setor audiovisual, criando um ambiente acolhedor e enriquecedor para filmagens. Esses fatores, combinados com parcerias locais que oferecem condições especiais em hotéis e restaurantes, tornam Santa Cruz do Sul um destino ideal para projetos audiovisuais que buscam qualidade, eficiência e uma experiência nova e única.

Sobre a Film Commission

A SSA Film Commission, instituída através do decreto 38.893/2024, é uma política pública que potencializa as atividades do setor audiovisual atuando como uma ponte entre a comunidade, os órgãos públicos e as produções. Além de simplificar as burocracias envolvidas, facilitando o processo de autorização para filmagens, a SSA Film Commission também se dedica a promover a região, atraindo produções audiovisuais que valorizam as características únicas de Salvador.

Por que filmar na localidade?

Salvador é famosa por sua arquitetura colonial, com ícones como o Pelourinho, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, cenários históricos de grande impacto visual. No entanto, a cidade oferece muito mais do que essas locações tradicionais. Bairros periféricos com ruas coloridas e charmosas e espaços naturais como o Parque Metropolitano de Pituaçu, com sua vegetação exuberante, são alternativas pouco conhecidas, mas igualmente potentes para qualquer produção.
Outro grande diferencial de Salvador é sua luz natural única. A cidade, com seu clima tropical de céu aberto e sol intenso, oferece uma luminosidade incomparável, criando atmosferas vibrantes e dramáticas, especialmente ao amanhecer e ao entardecer, quando o jogo de luz e sombra realça as cores da cidade e dos cenários, proporcionando imagens de grande impacto visual.

Sobre a Film Commission

A Rio Film Commission, departamento da RioFilme, empresa pública, integrada à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio, executa a política pública de estímulo às filmagens na cidade do Rio de Janeiro, por meio do apoio, facilitação e ações visando a atração de produções audiovisuais para a Cidade do Rio de Janeiro. Seu principal foco de atuação é o atendimento especializado à indústria audiovisual, com o objetivo central de potencializar a cidade como pólo audiovisual e destino de produções, sejam elas locais ou internacionais.

Por que filmar na localidade?

O Rio de Janero é um paraíso cinematográfico, repleto de infraestrutura e instalações de alto nível, cuidadosamente planejadas para atender a todas as demandas de uma produção. Com sua beleza natural deslumbrante, a cidade se apresenta como uma tela cativante, ideal para diversos gêneros cinematográficos. Além disso, oferece completo suporte logístico, equipamentos de ponta e uma equipe de profissionais qualificados, garantindo a perfeita realização de qualquer projeto com o Rio como pano de fundo e personagem.

Sobre a Film Commission

A PrFilm Commission é uma política pública – institucionalizada pelo Decreto Estadual 3000/2023 e subordinada à Secretaria da Cultura do Paraná – que possui como função primordial transformar o estado em um destino amigável para as produções audiovisuais. Além disso, atua como facilitadora em diferentes pontos da extensa cadeia produtiva cinematográfica: do cadastro de fornecedores à tramitação burocrática de permissões para filmar em local público; de suporte para festivais e distribuição de títulos já finalizados ao incentivo ao ensino, pesquisa e extensão acadêmica.

Por que filmar na localidade?

O Paraná é um estado com uma enorme variedade étnica, cultural, arquitetônica e natural. Seu posicionamento geográfico leva a diversas possibilidades de cenário, como mata atlântica, mangues, desertos, praias e cachoeiras, mas também a vantagens estratégicas, como a capital relativamente próxima de São Paulo ou, na outra ponta, a estrutura de Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, facilitando o trânsito na América Latina. Ao mesmo tempo, o Paraná é um estado que se tornou central em diversas ondas migratórias, possuindo uma significativa população de herança europeia e asiática, responsáveis por transformar a cultura local, criando uma mistura única no Brasil, em que as tradições destes povos convivem com as tradições e indígenas, africanas. O resultado é um estado único em sua capacidade de simular outros espaços, mas, ao mesmo tempo, com uma identidade cultural muito particular. Além disso, o Paraná conta com vasta mão de obra especializada em todos os pontos da extensa cadeia produtiva do audiovisual, fruto dos anos de investimento em formação profissional para a área.

Sobre a Film Commission

A Porto Alegre Film Commission, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem como objetivo incentivar e facilitar a produção audiovisual na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Através da oferta de serviços como a disponibilização de locações, guia de produção e um diretório de fornecedores para serviços especializados, a Film Commission de Porto Alegre busca atrair produções audiovisuais para a cidade, contribuindo para o desenvolvimento da indústria cinematográfica, para a promoção da cultura local e do turismo. O escritório é o órgão responsável pela emissão de autorização para gravações em espaços e equipamentos públicos da cidade. Além disso, oferece apoio institucional, por meio de incentivos como a redução de custos de produção e o suporte para produções internacionais que desejam filmar na cidade, atuando como uma ponte entre a indústria audiovisual e as instituições públicas e privadas locais.

Por que filmar na localidade?

Localizada no Extremo Sul do país, a cidade tem posição privilegiada em relação ao Mercosul, tanto pela proximidade geográfica como cultural. Conta, ainda, com conexões aéreas rápidas para os principais polos de produção audiovisual nacionais e internacionais. Clima aprazível, com estações bem definidas e uma luminosidade característica da cidade que viabiliza produções em todas as épocas do ano, e por maior tempo. Cenários diversificados apontam o potencial de locações da cidade, incluindo paisagens urbanas diversas, bem como rurais e praias (são 72 KM de Orla) em um perímetro urbano menor e com facilidade no deslocamento, o que dá mais rendimento ao dia de produção. Qualidade visual de casting gerada a partir da diversidade étnica, resultante do processo de imigração que marcou a formação do município e do Estado. Mão de obra qualificada e custo médio para produção reduzido.

Sobre a Film Commission

A Pantanal Film é uma entidade pública que pretende promover o audiovisual regional e atrair produções de outras regiões para filmar no Mato Grosso do Sul. A comissão integra o organograma da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e está vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, sendo regulamentada pelo Decreto-Lei Estadual n. 14.056 de 13/10/14.

Por que filmar na localidade?

Filmar no Mato Grosso do Sul traz a possibilidade de registrar três biomas distintos: o cerrado, a mata atlântica e o Pantanal. Além das belezas naturais, o estado conta com monumentos históricos como o Forte Coimbra e marcos da Guerra do Paraguai, cidades com atrações culturais como Corumbá e o Casario ou Ponta Porã e as tradições fronteiriças. Outro aspecto possitivo é a fronteira com Paraguai e Bolívia que traz cenários distintos em uma distância relativamente pequena. O estado ainda conta com profissionais qualificados e um curso superior de Audiovisual e Escrita Criativa para atender a demanda de formação de novos cineastas, roteiristas e técnicos.

Sobre a Film Commission

A João Pessoa Film Commission oferece assistência para a realização de produções audiovisuais na capital paraibana.
Nossa missão é transformar a cidade em cenário, facilitando as filmagens nacionais e estrangeiras, impulsionando a imagem da cidade de João Pessoa no mundo. Nossos valores estão baseados no respeito à isonomia do poder público, dando o mesmo tratamento a todo tipo de empresas e pessoas.

Por que filmar na localidade?

Com uma localização geográfica estratégica a cidade de João Pessoa dispõe de diversos atrativos para a realização de produções audiovisuais robustas, seja a fácil mobilidade, os múltiplos cenários urbanos e/ou naturais, históricos ou modernos, com rio ou mar, com um clima ameno, com sol praticamente o ano inteiro, rede hoteleira de alta qualidade e com uma cartela de profissionais experientes, dispostos a prestar seus serviços. A João Pessoa Film Commission atua articulando todo o setor público da Prefeitura, liberando de forma simples e rápida (em até três dias) autorizações e ocupação de espaços e prédios públicos, prestando seus serviços gratuitamente, como por exemplo: segurança, mobilidade, limpeza.

Sobre a Film Commission

A Curitiba Film Commission foi formada para atrair as produções audiovisuais nacionais e internacionais, uma indústria que tem tudo a ver com uma cidade inovadora, inteligente e sustentável. Além de estimular e impulsionar a economia criativa, as produções audiovisuais geram emprego e renda em setores importantes como gastronomia, hotelaria, lazer e transportes. Tudo isso sem contar que, ao divulgar os cenários curitibanos para o Brasil e para o mundo, a cidade divulga suas atrações e promove ainda mais o turismo.

Por que filmar na localidade?

Curitiba é uma cidade limpa e muito bem cuidada. Possui uma grande variedade de cenários: pode retratar desde uma cidade pequena do interior até uma megalópolis, de uma cidade histórica a uma super moderna, tem áreas rurais, fazendas urbanas e hortas no meio da cidade, uma pirâmide solar e muitos painéis fotovoltaícos. Com inúmeros parques que podem retratar muitas histórias. Sem contar as possibilidades das cidades ao entorno dela, com cachoerias, plantações, centros históricos e litoral com um deslocamento de no máximo 1 hora.
Se deslocar em Curitiba é muito fácil e simples, possibilitando que em uma mesma diárias seja possível percorrer vários cenários.

Os profissionais de Curitiba são altamente qualificados, desde a equipe de produção e técnica até a artística.

A liberação e acesso aos locais também acontecem de maneira rápida e simplificada. Para produções artíticas e culturais não são cobradas taxas de locação.

Sobre a Film Commission

A Belo Horizonte Film Commission tem como compromisso facilitar e oferecer assistência para a realização de produções audiovisuais no Município de Belo Horizonte. A Belo Horizonte Film Commission atende produções audiovisuais dos mais diversos tipos – TV, cinema, séries, publicidade e outras plataformas -, buscando valorizar a vocação de Belo Horizonte como cidade cenário e projetar o audiovisual produzido no município para o mundo.